terça-feira, 25 de novembro de 2014

Fisiologia Celular

CELULA
Existem ao redor de 100 bilhões de células em nosso organismo. Para compreender as funções dos órgãos e sistemas precisamos saber muito bem o funcionamento das células e de seus componentes.

ORGANIZAÇÃO DA CELULA
Ha duas membranas. A nuclear que separa o núcleo do citoplasma e a plasmática que separa o interior da célula dos líquidos circulantes. As substancias que compõe as células são, principalmente 5: agua, eletrólitos, lipídeos, proteínas e carboidratos. Essas substancias conjuntamente recebem o nome de protoplasma.

#AGUA: principal liquido da célula. Presente em quase todas as células, exceto nos adipócitos, em concentração de 70 a 85%. Muitos produtos químicos estão dissolvidos na agua e alguns em suspensão como partículas solidas. As reações químicas ocorrem entre produtos químicos dissolvidos e partículas solidas em suspensão ou na membrana.

#IONS: os principais íons das células são: potássio, magnésio, fosfato, sulfato, bicarbonato e em menor quantidade sódio, cloreto e cálcio. Os íons são produtos químicos inorgânicos provenientes das reações celulares e são fundamentais em alguns mecanismos de controle celular. Por exemplo, os íons presentes nas membranas são necessários para a transmissão de impulsos eletroquimicos para os músculos e fibras nervosas.

#PROTEÍNAS: depois da agua sao as substancias mais numerosas das celulas compondo de 10 a 20% da massa celular. Sao divididas em dois grupos: Estruturais e Funcionais.
As proteinas estruturais sao responsaveis pelo formato ( microtubulos que formam o citoesqueleto) e estao presentes nas celulas principalmente em forma de filamentos.Nos compartimentos extracelulares as proteinas se encontram principalmente na forma de colageno e elastina no tecido conjuntivo e paredes dos vasos sanguineos, ligamentos, tendoes, etc.
As proteinas funcionais sao compostas por menor quantidade de moleculas e sao principalmente enzimas servindo para catalizar reacoes. Muitas delas ficam aderidas nas estruturas membranosas dentro das celulas.

#LIPIDEOS: sao insoluveis em agua mas soluveis em componentes organicos como benzina, alcool e ester, e com propriedades dissolventes graxos. Os principais sao  os triglicerides, os fosfolipideos e o colesterol, que constituem cerca de 2% da massa celular. Estao presentes na membrana celular e nos adipocitos. Os adipocitos sao compostos por triglicerides em ate 95% de sua massa celular. As gorduras produzem o dobro de energia dos carboidratos, mas para isso geram mais radicais toxicos e consomem, indiretamente, mais energia para tal.

#HIDRATOS DE CARBONO: sua importancia seria indireta para as celulas, ja que formam moleculas glicoproteinas que sao fonte de energia rapida e fundamental para a nutricao celular. Os carboidratos sempre estao presentes em forma de glicose no liquido extracelular circulante de forma que tem facil disposicao para as celulas, que armazenam os carboidratos em forma de glicogenio, polimero insoluvel de glicose que pode despolarizarse e ser usado rapidamente para fornecer energia para a celula.

ESTRUTURA FISICA CELULAR
As celulas possuem protoplasma, enzimas, produtos quimicos e importantes estruturas funcionais denominadas organelas que sao fundamentais. A maioria das organelas possuem uma membrana que as recobre constituida por lipideos e proteinas.

Membrana Celular: se trata de uma barreira fisica seletiva, fina, elastica e flexivel de espessura de 7,5 a 10 nm e esta constituida por 55% de proteinas, 25% de fosfolipideos, 13% de colesterol, 4% de outros lipideos e 3% de carboidratos. A bicamada lipidica da membrana impede a entrada de agua. As Proteinas da Membrana sao de dois tipos: Integrais e Perifericas. As integrais podem formar canais por onde agua e ions, alem de outros compostos hidrosoluveis podem passar, e apresentam propriedade seletiva. Outras proteinas integrais atuam como proteinas transportadoras de substancias, em alguns casos podem levar substancias na dirrecao contraria a direcao natural de difusao (chamado transporte ativo).As proteinas integrais tambem podem atuar como receptores de produtos quimicoshidrosoluveis, como hormonios. As proteinas perifericas se unem frequentemente a proteinas integrais e atuam como enzimas, controlando o transporte de substancias.
Na parede externa da membrana celular existe uma capa fina de carboidratos conhecido como glucocalice. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário